Vencendo o Pânico -
Terapia Integrativa para quem
sofre
o Transtorno de Pânico e a Agorafobia
(manual do cliente)

Faça já o seu PEDIDO!

   Este livro representa dez anos de pesquisas realizadas pelo Prof. Dr. Bernard Rangé, Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e por sua colaboradora Angélica Borba, doutoranda do mesmo Programa, Instituto e Universidade.

   O transtorno de pânico e a agorafobia são transtornos de ansiedade bastante freqüentes, capazes de gerar muito sofrimento para quem os experimenta. Muitas vezes, além do próprio desconforto com os sintomas e dos prejuízos e limitações significativas na vida, indivíduos com esses problemas passam pelo constrangimento de peregrinar por inúmeras emergências hospitalares, quase sempre em vão.

   Este livro fornece os recursos necessários para ajudar o cliente no tratamento destes problemas com brevidade e eficácia num período estimado de 8 sessões. Os clientes poderão obter informações e métodos para encarar seus medos de frente e com sucesso. Isto poderá permitir que eles voltem a levar uma vida normal e confortável.

Bernard Pimentel Rangé nasceu em 1945 e foi um dos primeiros terapeutas comportamentais do Brasil, tendo iniciado a sua docência na área em 1972, na PUC-Rio. Depois de terminar em 1975 seu Mestrado em Psicologia Teórico-Experimental, atuou como supervisor no campo da terapia comportamental desde esta data té 1992. Aprovado em 1993 em um concurso para compor o quadro de porfessores do Departamento de Psicologia Cl=inica do Instituto de Psiologia da UFRJ, tornou-se aí também supervisor na Divisão de Psicologia Aplicada. Foi presidente-fundaddor da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e vice-presidente fundador da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas. Foi também presidente da Associação Latino-Americana de Terapias Cognitivas. Terminou o seu doutorado em Psicologia em 2001, defendendo uma tese relacionada ao conteúdo deste livro. É especialista em terapia cognitiva por treinamento extramuros do Beck Institute. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRJ.

 

Angélica Gurjão Borba nasceu em 1976 e iniciou sua trajetória na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em 1999, como aluna do professor Bernard Rangé na disclipina do mesmo nome. Encantada com a praticidade e a objetividade desta abordagem terapêutica, tornou-se estagiária da Equipe de TCC na Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ, realizando os seus primeiros três grupos de tratamento para o transtorno do pânico baseados no protocolo de seu surpervisor. Concluiu graduação em psicologia no ano de 2001, atuando desde então como psicóloga clínica com enfoque na TCC, fundamentalmente em casos de pânico e agorafobia. Realizou aperfeiçoamento em TCC em 2003 e completou o Mestrado em Psicologia em 2005, desenvolvendo a dissertação "Disciplina Online de TCC: expansão das fronteiras da formação em TCC através da educação online". Com ela, ministrou esta disciplina totalmente à distância para alunos da graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ. Em 2007, ingressou no Doutorado com o objetivo de desenvolver e validar um Treinamento via WEB para psicólogos de todo Brasil, baseado no uso do "Protocolo de Tratamento Multicomposto para o Transtorno de Pânico e da Agorafobia", do qual fez parte a elaboração deste livro junto ao seu orientador Bernard Rangé.