O Treino Cognitivo de Controle da RAIVA
O passo a passo do tratamento

Faça já o seu PEDIDO!

O livro "O Treino Cognitivo de Controle da Raiva - o passo a passo do tratamento" descreve e explica passo a passo um tratamento inovador, experimentalmente testado, para lidar com a raiva. Baseia-se nos conceitos cognitivo-comportamentais e explica detalhadamente, sessão por sessão, como tratar a raiva, tanto a que é colocada para dentro (anger-in) como a que leva a explosões (anger-out).

  

"Dr. não consegui me controlar, botei pra quebrar com o meu chefe, ofendi mesmo! Perdi meu emprego!".

Essa frase, ou algo parecido, ocorre muitas vezes nos consultórios. São namoros acabados, empregos perdidos, amigos que se afastam, filhos que se retraem, casamentos que terminam... pois a tendência de quem é o objeto da raiva incontrolada é se afastar ou afastar a pessoa raivosa de perto de si.

A raiva é um problema que transcende o âmbito pessoal, afeta as relações interpessoais, distancia a pessoa de si mesma e tem um profundo impacto na sociedade no geral. Ela afeta o destino das nações, das relações e da estabilidade emocional dos familiares, amigos e funcionários de quem não tem controle sobre suas reações.

Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área da saúde mental se deparam a cada dia com casos que os atordoam e que requerem um conhecimento especializado em como lidar com a raiva.

Raiva inspira medo, angústia, desalento e agressão naqueles que observam ou são vítimas de episódios incontidos de violência verbal ou física. Poucos são os profissionais no Brasil que têm conhecimento dos procedimentos de comprovada eficácia no manejo da raiva.

O livro O Treino Cognitivo de Controle da Raiva - o passo a passo do tratamento descreve e explica passo a passo um tratamento inovador, experimentalmente testado, para lidar com a raiva. Baseia-se nos conceitos cognitivo-comportamentais e explica detalhadamente, sessão por sessão, como tratar a raiva, tanto a que é colocada para dentro (anger-in) como a que leva a explosões (anger-out).

Este livro começa com a contextualização teórica da técnica proposta, oferece um plano de tratamento pormenorizado, explica como proceder em cada sessão e termina oferecendo um recurso psicoeducacional valioso: uma cartilha que pode ser oferecida ao paciente a fim de que ele consiga gerenciar melhor sua raiva.

Autoras:

Marilda Emmanuel Novaes Lipp; formou-se em Psicologia pela American University, é mestre em Psicologia e doutora em Psicologia Clínica pela George Washington University. Possui pós-doutorado em Stress Social realizado no National Institute of Health, dos Estados Unidos. É professora titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas, onde coordena o Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress, e é editora chefe da Revista Estudos de Psicologia. É bolsista de produtividade do CNPq e diretora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). É também presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos em Psicologia (ABECiP). Tem vasta experiência na área de qualidade de vida e do stress e suas implicações tanto aqui como nos Estados Unidos e na Europa. Orientou, até o momento, 58 dissertações e teses de mestrado e doutorado sobre stress e é autora de mais de 100 artigos científicos sobre este tópico. É autora/coautora de 18 livros sobre stress, pioneiros no Brasil. Conduz treinamentos, profere palestras e acessora algumas das maiores empresas no Brasil nas áreas de stress, produtividade, bem estar e qualidade de vida.

Lúcia Emmanoel Novaes Malagris: é professora do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós-graduaçâo em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é supervisora na Divisão de Psicologia Aplicada na á rea do stress e doenças crônicas. Formada em Psicologia pela UFRJ. é mestre em Psicologia Clinica na área do stress e doenças gastrointestinais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutora em Ciências na área de fisiologia do stress e hipertensão pelo Programa de Pós-graduação em Físio-patologia Clínica e Experimental da UERJ e pós-doutora em Psicologia da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi professora do Curso de Especialização Lato Sensu em Psicologia da Saúde na PUC-Campinas e professora da UERJ no Instituto de Psicologia. Possui vasta experiência no campo do stress, saúde e qualidade de vida e é coautora de livros e autora de capítulos na área. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Stress.

_________________________________________________________________

 

SUMÁRIO  
   
PREFÁCIO
7
   
Introdução 13
   
Capítulo 1.
Terapia Cognitivo-Cornportamental: base teórica e prática
para o tratamento da raiva disfuncional
14
   
Capítulo 2.
A Raiva: seu percurso psicofisiológico
33
   
Capítulo 3.
A Ontogênese da Raiva: contribuições genéticas e psicossociais
46
   
Capítulo 4.
Consequências da Raiva Excessiva para o Ser Humano
58
   
Capítulo 5.
O Treino Cognitivo de Controle da Raiva (TCCR)
72
   
Capítulo 6.
A Utilização do TCCR
80
   
Capítulo 7.
O Tratamento da Raiva por Meio do Treino Cognitivo
de Controle da Raiva
100
   
Referências Bibliográficas
123
   

Anexo A.
Apostila para o Participante - Como Lidar com a Raiva

132
   
Anexo B.
As Técnicas Usadas no Treino Cognitivo de Controle da
Raiva
137