Tratamento Cognitivo-comportamental
do Transtorno de Ansiedade Generalizada

Estudos recentes mostraram que o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um transtorno comum que afeta entre 2% e 4% da população em um dado momento. E, contrariamente a pressupostos anteriores, se não for diagnosticado e tratado adequadamente, o TAG pode levar a consideráveis ansiedade e prejuízos, que freqüentemente produzem custos pessoais, sociais e financeiros substanciais.

  
Afortunadamente, o conhecimento médico sobre a natureza e o tratamento do TAG aumentou de forma dramática nos últimos 15 anos. O livro Tratamento Cognitivo-comportamental do Transtorno de Ansiedade Generalizada apresenta uma análise abrangente da etiologia, da avaliação e do tratamento do TAG, enfocando um modelo cognitivo baseado em evidências, desenvolvido pela equipe de pesquisa dos autores.

Neste guia de tratamento, Dugas e Robichaud discutem primeiramente a fundamentação empírica para essa abordagem da terapia cognitivo-comportamental (TCC) feita sob medida, que oferece a base para a visão geral, e o guia de tratamento passo a passo que seguem. O volume termina com seções sobre a eficácia de tratamentos individuais e em grupo e estratégias clínicas para enfrentar os fatores complicadores comuns no diagnóstico e no tratamento, tais como comorbidade, baixa motivação da clientela e temas relacionados à medicação e a serviços de saúde.

Este guia oferece ao profissional ou clínico em treinamento uma abordagem prática, empiricamente fundamentada para o adequado diagnóstico, tratamento e manejo do transtorno de ansiedade generalizada.

Michel J. Dugas, Ph.D., é professor associado e diretor do Laboratório de Transtornos da Ansiedade do Departamento de Psicologia da Universidade Concórdia. Ele também trabalha como psicólogo clínico da Clinica de Transtornos de Ansiedade do Hospital Sagrado Coração, em Montreal, e é ex-presidente da Seção Clínica da Associação Canadense de Psicologia. Nos últimos 15 anos, o Dr. Dugas conduziu pesquisas sobre a etiologia e o tratamento do TAG e de outros transtornos de ansiedade.

Melisa Robichaud, Ph.D., trabalha como psicóloga na Cínica de Transtornos da Ansiedade do Hospital UBC, em Vancouver, na Columbia Britânica. Ela se especializou em pesquisas Cognitivo-comportamentais e em tratamentos de transtornos de ansiedade, com ênfase no transtorno de ansiedade generalizada e no transtorno Obsessivo-Compulsivo. Ela já publicou nas áreas de ansiedade, preocupação e solução de problemas e serve no conselho de diretores da Associação de Transtornos da Ansiedade da Columbia Britânica.